"O grande responsável pela situação de desequilíbrio ambiental que se vive no planeta é o Homem. É o único animal existente à face da Terra capaz de destruir o que a natureza levou milhões de anos a construir"





segunda-feira, 18 de abril de 2011

Fumaria officinalis L.


Nomes mais comuns:
Cantos-béu-béu; Catarinas-queimadas; Erva-molarinha; Erva-moleirinha; Fumária; Pé-de-perdiz
A Fumaria officinalis é uma pequena planta herbácea anual que pode alcançar de 20 a 50 cm de altura. Os caules são eretos, finos e tenros, dispersos ou ramificados desde a base até ao topo, os quais são portadores de um latex amarelado que contém substâncias tóxicas. É uma planta de características de certo modo variáveis pois tanto pode assumir a forma de pequeno arbusto como crescer como trepadeira de baixo porte.
As folhas são verde-acinzentadas e dispõem-se no caule de forma oposta, ou seja, 2 folhas por cada nó, uma de cada lado do caule. São muito recortadas e sem pelos. O aroma é ácido e o sabor amargo.
As flores, reunidas em pequenos cachos, são branco-rosadas com a ponta vermelha ou púrpura. São muito pequenas, alongadas e apresentam quatro pétalas irregulares e unidas, com prolongamento oco e cilíndrico.
As sépalas são ovado-lanceoladas mais estreitas que a corola e aproximadamente três vezes menor que ela. As flores têm 6 estames unidos em dois feixes.
Curiosamente é uma planta pouco visitada por insetos o que não lhe faz diferença nenhuma pois as flores se auto-fertilizam.


O fruto é arredondado, mais largo que comprido e com o vértice achatado.
A Fumaria officinalis floresce de fevereiro a julho.
Provavelmente de origem europeia, esta planta encontra-se muito espalhada por todo o globo terrestre. É uma infestante que cresce abundantemente em terrenos cultivados ou incultos, espalhando-se com grande facilidade.
Esta planta é conhecida desde a Antiguidade devido às suas propriedades medicinais e utilizada como depurativa, diurética, contra afeções da pele e do fígado e outras afeções. É no entanto necessário muito cuidado pois a planta é cardiotóxica devido aos alcaloides que contem. Utilizam-se todas as partes da planta exceto a raiz.
A Fumaria officinalis pertence à família botânica das Fumariaceae e ao género das Fumaria, facilmente reconhecíveis pelo tipo de inflorescências.

Fotos - Areal Sul/Areia Branca-Lourinhã


3 comentários:

  1. Aqui onde moro é muito raro encontrá-la. Alguém poderia indicar-me onde comprá-la viva ou suas sementes, ou, alguém sabe onde encontrá-la para vender a minha pessoa? Desde já agradeço (edimar.siqueira@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Onde posso encontrar a sua semente? Da fumaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bom dia. Não sei onde vive, se Portugal ou Brasil. Se não encontrar numa casa que venda sementes tente na internet. Não sei se o Brasil permite a entrada por correio mas em Portugal não terá problemas certamente. Espero que encontre.

      Eliminar