"O grande responsável pela situação de desequilíbrio ambiental que se vive no planeta é o Homem. É o único animal existente à face da Terra capaz de destruir o que a natureza levou milhões de anos a construir"





quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cistus salvifolius L.

Nomes comuns:
Estevinha; Sanganho-manso; Sanganho-mouro; Sargaço; Sargaço-mouro

Cistus salvifolius é um pequeno arbusto de folha perene, mais ou menos lenhoso, que cresce em forma de moita baixa. É muito ramificado, com pelos moles que formam um enfeltrado mais ou menos denso.

As folhas, aromáticas, são simples, opostas, ovais, com uma nervura central claramente mais espessa e outras secundárias mais ou menos paralelas entre si, com margem encrespada e com pelos em ambas as páginas.


 As flores são hermafroditas (possuem órgãos masculinos e femininos funcionais) e podem ser solitárias ou estar reunidas em grupos de até 4. A corola é formada por 5 pétalas brancas e um tufo central proeminente de estames amarelos em número indefinido.

As flores são muito numerosas mas pouco duráveis já que rapidamente perdem as pétalas. Contudo podem fazer excelentes plantas de jardim apropriadas ao nossos clima, como podemos ver na foto acima , fazendo cobertura de solo juntamente com Thymus praecox.
O fruto é uma cápsula de forma globosa coberta com pelos curtos e densos, de cor castanha, com 5 cavidades contendo numerosas sementes.
No Caniçal, o Cistus salvifolius está já em plena floração, acrescentando uma beleza nova à paisagem com as suas alegres flores brancas. Em breve começarão a florir também o Cistus ladanifer e o Cistus crispus que são da mesma família.
O Cistus salvifolius possui propriedades terapêuticas adstringentes e cicatrizantes. Distribui-se por toda a região mediterrânica incluindo Portugal e também a Macaronésia (arquipélagos Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde). Prefere os solos frescos, arenosos ou argilosos e encontra-se mais frequentemente em pinhais, matos e orlas dos caminhos rurais. Pertence à família das Cistaceae e ao género dos Cistus que engloba ervas e pequenos arbustos aromáticos e muito vistosos, característicos dos países mediterrânicos.


Texto e fotos de:
Fernanda Delgado do Nascimento  http://floresdoareal.blogspot.pt/
(exceto quando especificado).
Fotos - Caniçal/Lourinhã

Sem comentários:

Enviar um comentário