Flor-do-gelo
Mesembryanthemum nodiflorum é uma espécie nativa da região mediterrânica que foi naturalizada noutros continentes, sendo por vezes invasiva.
Trata-se de uma pequena planta prostrada e rastejante que forma densos tapetes como máximo de 20 cm de comprimento. Vive nas regiões costeiras, junto ao mar, de preferência em solos areno-argilosos.
Normalmente cresce junto a outra espécie rastejante a Frankenia laevis (ver página publicada em 13 de fevereiro de 2011). Ambas as espécies são halófitas, isto é, estão adaptadas às condições ambientais tendo adquirido a capacidade de acumular grandes quantidades de cloreto de sódio provenientes da salinidade marítima, que depois eliminam juntamente com os órgãos que o armazenavam. No que diz respeito à Mesembryanthemum nodiflorum ao terminar o seu ciclo vegetativo a planta morre derramando no solo os sais acumulados durante a sua vida, impossibilitando outras espécies não halófitas de colonizarem o espaço e criando condições para que as suas próprias sementes se possam desenvolver.
A Mesembryanthemum nodiflorum pertence à família das Aizoaceae que inclui plantas suculentas com forma bizarra e muito decorativas pelo colorido das inflorescências, muitas delas cultivadas como ornamentais pois são indicadas para jardins de rochas, mini-jardins e pequenos vasos.
A Mesembryanthemum nodiflorum é uma planta suculenta anual, com acumulações de sal nas células das folhas o que lhe dá uma aparência brilhante valendo-lhe por isso o nome de planta-de-gelo. As folhas são muito pequenas, carnudas, lineares, inicialmente verdes e depois púrpureas.
As flores com cerca de meio centímetro de diâmetro, são muito vistosas, solitárias ou reunidas num cacho solto. As pétalas são muito finas, de cor branca ou amarelo-pálido e mais curtas que as sépalas.
O fruto é uma cápsula que abre quando fica molhada, libertando as sementes.
Olá Fernanda
ResponderEliminarVim ter ao teu blog por causa desta planta. Tens conhecimento se esta planta existe nos Açores, em S. Miguel? Gostava de a ter :)
Beijinhos
Olá Sónia,
ResponderEliminarSim, a presença desta planta foi registada em varias ilhas dos Açores. Consulta a base de dados do portal da Biodiversidade cujo endereço de envio a seguir para ficares a saber onde foi localizada:
http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/listagens.php?lang=pt&sstr=4&id=F00150&dis=saomiguel
Beijinhos
Fernanda