"O grande responsável pela situação de desequilíbrio ambiental que se vive no planeta é o Homem. É o único animal existente à face da Terra capaz de destruir o que a natureza levou milhões de anos a construir"





terça-feira, 8 de março de 2011

Erodium cicutarium

Bico de cegonha

Esta planta, conhecida pelo nome popular de Bico-de-cegonha devido à morfologia muito particular dos frutos, já começou a desabrochar e vai alegrando as dunas do Areal Sul na Areia Branca, com as suas pequenas flores rosadas. Esta planta pertence à família das Geraniaceae que inclui cerca de 800 espécies. Distribui-se por grande parte da Europa, Norte de África, Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde) e Sudoeste da Ásia. Está naturalizado no continente Americano, Austrália e leste africano.
A Erodium cicutarium é uma planta herbácea, anual, com altura que pode ir dos 4 até 60 cm e cujos caules e folhas são peludos. Quando pisada, exala um cheiro de certo modo desagradável e característico.

O caule desta erva toma frequentemente um tom avermelhado.
As folhas são duplamente pinuladas, isto é, são folhas compostas, com os folíolos articulados ao longo da nervura central.

As flores têm 5 pétalas, por vezes com uma mancha escura na base e estão agrupadas num cacho de 3 a 12 flores de cor rosa-púrpura ou lilás. As sépalas dispõem-se em roseta e terminam numa ponta aguçada. Dos 10 estames, 5 não têm antera sendo por isso estéreis.
A floração prolonga-se de fevereiro até julho ou agosto.



O fruto, característico, dispõe-se em redor do estilete rijo e persistente e quando amadurece, divide-se em 5 segmentos contendo cada um, uma semente. Com a maturação e em contacto com a humidade ambiental o longo estilete fica torcido e mais ou menos espiralado como um sacarrolhas, ajudando a semente a enterrar-se no solo.

Esta planta vive em terrenos cultivados ou baldios e locais arenosos. Nos sistemas dunares, surge dispersa pelas dunas fixas interiores.

Texto e fotos de:
Fernanda Delgado do Nascimento  http://floresdoareal.blogspot.pt/

(exceto quando especificado).

Fotos - Areal Sul/Areia Branca-Lourinhã

Sem comentários:

Enviar um comentário