"O grande responsável pela situação de desequilíbrio ambiental que se vive no planeta é o Homem. É o único animal existente à face da Terra capaz de destruir o que a natureza levou milhões de anos a construir"





quarta-feira, 8 de junho de 2011

Blackstonia perfoliata (L.) Huds.

Centáurea-pequena-frondosa
A Blackstonia perfoliata é uma adorável pequena herbácea pertencente à familia das Gentianaceae. Distribui-se desde a Península Ibérica e bacia mediterrânica até ao centro europeu e ocorre em habitats bastante diversificados, seja em locais húmidos, arenosos ou rochosos, desde que os solos sejam predominantemente calcáreos. A planta floresce de maio a setembro.
A Balckstonia perfoliata é uma planta anual, de caule ereto, fino e rígido, ramificado na parte superior. É, regra geral, uma pequena planta de 10 a 30 cm de altura e não tem pelos.
As folhas são muito características não só pela sua cor verde-acinzentada (tal como os caules) mas também devido ao seu aspeto ceroso.
As folhas basais são ovais e inteiras dispondo-se em roseta, enquanto que as caulinares são quase triangulares e opostas, soldadas uma à outra na base, de tal forma que dá a impressão que o caule passa através delas.
 
As flores, de um amarelo vivo, são radialmente simétricas, com os lobos planos e têm a particularidade de fecharem muito cedo, logo no princípio da tarde.

As flores podem ser solitárias ou apresentar-se em inflorescências cimeiras bíparas, assim designadas porque o eixo principal é de crescimento limitado, terminando em flor após formar dois ramos que por sua vez também terminam numa flor. Esta disposição repete-se nos eixos inferiores laterais.

A cimeira bípara apresenta duas brácteas opostas abaixo da flor apical. Da axila de cada uma das referidas brácteas nasce um eixo que repete a mesma disposição.
  

O número de pétalas de cada flor é variável (entre 6 a 10) e formam um tubo curto no qual estão inseridos de 6 a 10 estames com anteras amarelas.

O cálice está dividido em 6 a 10 sépalas estreitas e alongadas, profundamente recortadas, quase desligadas umas das outras na base e mais curtas que a corola.

Os frutos da Backstonia perfoliata são cápsulas ovoides ou elípticas, formadas por duas partes que permanecem dentro do cálice que é persistente. As sementes, pequenas mas numerosas, disseminam-se pela força da gravidade ao caírem ao pé da planta-mãe.


Notam-se na Blackstonia perfoliata umas certas semelhanças com a Centaurium erythraea, daí a razão de estarem incluídas na mesma família. No entanto existem entre elas muitas diferenças que vão para além da cor e é por isso que estão classificadas em géneros diferentes.

Texto e fotos de:
Fernanda Delgado do Nascimento  http://floresdoareal.blogspot.pt/

(exceto quando especificado).
 Fotos - Caniçal e Areal Sul/Lourinhã

Sem comentários:

Enviar um comentário