"O grande responsável pela situação de desequilíbrio ambiental que se vive no planeta é o Homem. É o único animal existente à face da Terra capaz de destruir o que a natureza levou milhões de anos a construir"





quinta-feira, 7 de junho de 2018

Iris foetidissima L. (com video)

Iris foetidissima L.

Iris foetidissima é uma daquelas plantas nativas que se adaptam de forma perfeita a qualquer tipo de jardim. As folhas são de um verde lustroso e são longas, estreitas mas de textura rija pelo que formam belos tufos, grandes e persistentes. 
As plantas são rizomatosas e crescem em qualquer tipo de solo, ácido, alcalino ou neutro desde que tenham boa drenagem. Dão-se bem em situações de meia sombra seca, nomeadamente debaixo das árvores.
Florescem por volta do mês de maio. As flores são típicas das iris mas devido à suavidade das cores e ao tamanho das pétalas não são tão vistosas como estamos habituados a ver noutras espécies do mesmo género. No entanto, na fase de frutificação as plantas são espetaculares pois as sementes gordinhas de cor laranja-avermelhada dão muita cor e interesse ao jardim durante todo o inverno.


Esta planta é recomendada para zonas de clima temperado e foi galardoada pela Royal Horticultural Society (RHS).

O vídeo do canteiro desta iris que filmei no meu jardim, talvez se lhe sirva de inspiração:

Video acessível clicando AQUI

Nota: o vídeo é falado em inglês mas a tradução para português está disponível por baixo do vídeo, na caixa de descrição.

Aliás, neste mesmo blogue pode obter informações mais detalhadas sobre esta planta. Recomendo que aceda à página respetiva clicando AQUI. 




Sem comentários:

Enviar um comentário