"O grande responsável pela situação de desequilíbrio ambiental que se vive no planeta é o Homem. É o único animal existente à face da Terra capaz de destruir o que a natureza levou milhões de anos a construir"





sexta-feira, 11 de maio de 2018

Trifolium tomentosum L.


Nome comum: Trevo tomentoso

Esta espécie de trevo é autóctone da região mediterrânica (sul da Europa e noroeste de África), sudoeste da Ásia e alguns territórios da Macaronésia (Madeira, Açores e Canárias). Hoje em dia encontra-se naturalizado em muitas partes do mundo tendo sido introduzido como forragem e adubo verde.
É uma erva anual, glabra ou com pelos esparsos exceto no cálice.
Os caules ramificados são prostrados, eretos ou ascendentes consegujndo chegar aos 60 cm de comprimento.
As folhas são alternas, uma folha por nó e com pecíolos curtos, protegidos por estipulas. São folhas compostas, com 3 folíolos ovados que apresentam margens serradas com dentes diminutos e agudos.
A parte mais interessante da planta são as inflorescências que na frutificação se apresentam inchadas e globosas e também densamente tomentosas.
Na fase da floração as florinhas de tamanho diminuto reúnem-se em inflorescências que surgem a partir das axilas das folhas. 
As pequeninas flores apresentam corolas com 5 pétalas tipicamente papilionáceas e de cor rosada. 
As flores estão inseridas num invólucro de brácteas membranosas na base. 
As sépalas que formam o cálice apresentam-se unidas, formando um tubo com lábios desiguais e divergentes na frutificação. O lábio superior é marcadamente acrescente, ou seja, continua a crescer mesmo depois da fecundação até o fruto atingir a maturação.
O fruto amadurece dentro do cálice, formando uma camara ovoide com 1 ou 2 sementes e é indeiscente, com o pericarpo membranoso.

Fotos:Serra do Calvo/Lourinhã





Sem comentários:

Enviar um comentário