"O grande responsável pela situação de desequilíbrio ambiental que se vive no planeta é o Homem. É o único animal existente à face da Terra capaz de destruir o que a natureza levou milhões de anos a construir"





sábado, 11 de agosto de 2018

Nigella damascena L. com video


Nomes comuns:
Nigela-dos-jardins; cabelos-de-vénus; 
dama-de-verde;
damas-do-bosque; barba-de-velho

Para ver o video clique AQUI

Cultivar Nigella damascena no jardim oferece um espetáculo fascinante numa bordadura ou num vaso, sobretudo se combinada com outras espécies, anuais ou perenes. É fácil de cultivar e não necessita de cuidados especiais.
Esta anual floresce cedo na primavera se semeada durante o outono. Mas também pode ser semeada na primavera. Basta espalhar as pequeníssimas sementes numa zona ensolarada do jardim, sem necessitar de as cobrir. O tempo de floração de cada planta é limitado pelo que, para conseguir uma floração mais prolongada se aconselha fazer sementeiras repetidas e escalonadas. Aliás, esta planta ressemeia-se com muita facilidade.
Após a polinização aparecem os frutos sob a forma de cápsula, a qual envolve as sementes. Estas cápsulas são muito decorativas e muitas vezes são utilizadas como elemento decorativo em arranjos de flores secas.

Para mais informações sobre esta espécie clique AQUI




4 comentários:

  1. Uma flor que conheço e acho linda!
    Beijinhos e bom domingo.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ailime,
      Embora com algum atraso, agradeço o seu comentário. Um abraço.

      Eliminar
  2. Boa noite! Este ano andei por praias com dunas e fiquei estupefacta com a variedade de plantas que lá descobri. Hoje tive algum tempo livre e vim procurar informação sobre algumas que fotografei e também saber mais sobre elas e as dunas em geral. Foi assim que descobri o seu blogue, que é magnífico! Já consegui identificar as plantas e agora até tenho pena de não ter prestado mais atenção pois vi algumas de que não me recordo. Mas quando voltar penso que já conseguirei saber os nomes de algumas delas. Agradeço, por isso, todo o cuidado que coloca nos seus textos, que me foram muito úteis. Fiquei seguidora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar as minhas desculpa por não ter respondido antes mas só agora me apercebi da sua mensagem.
      As dunas são uma riqueza não só em plantas mas também na fauna que é menos visível.
      Fico contente que as minhas explorações e pesquisas lhe tenham sido úteis.
      Um abraço e obrigado por seguir o blogue.


      Eliminar