"O grande responsável pela situação de desequilíbrio ambiental que se vive no planeta é o Homem. É o único animal existente à face da Terra capaz de destruir o que a natureza levou milhões de anos a construir"





sábado, 19 de fevereiro de 2011

Orobanche foetida

Erva-toira-denegrida

A Orobanche foetida é uma planta da família das Orobanchaceae. Não tem clorofila, pelo que sobrevive captando o alimento das raízes de alguma planta próxima que lhe sirva de hospedeira.
Esquema ilustrativo da forma como as raízes da planta parasita estabelecem contacto com as raízes do hospedeiro
Fonte:  BIOLOGY4ISC

As plantas desta família botânica são, pois, parasitas e incapazes de viver por si só. Esta espécie é endémica da Península Ibérica, Ilhas Baleares e NW África, tendo-se espalhado por toda a região mediterrânica.

De abril a agosto faz parte da paisagem não só de muitos matagais e terrenos incultos mas infelizmente também de campos cultivados provocando graves danos nas principais culturas agrícolas em certos países mediterrânicos como por exemplo Marrocos e Tunísia onde as culturas mais afetadas são o girassol, o tomate e as leguminosas de grão como a fava, o grão-de-bico e a ervilha.
As flores e caules são castanhos, amarelos ou rosados. As flores são tubulares e os frutos são cápsulas com muitas sementes pequenas.



Fotos - Areal sul/Areia Branca/Lourinhã


Sem comentários:

Enviar um comentário