"O grande responsável pela situação de desequilíbrio ambiental que se vive no planeta é o Homem. É o único animal existente à face da Terra capaz de destruir o que a natureza levou milhões de anos a construir"





terça-feira, 27 de março de 2018

Trifolium campestre


Nomes comuns:
Trevão; trevo-amarelo


Esta é mais uma espécie de trevos do género Trifolium.
É nativa da Europa, sudoeste asiático e noroeste africano, tendo sido introduzida em muitas outras zonas do globo onde se naturalizou. Em Portugal é nativa do território continental e do Arquipélago da Madeira mas foi introduzida nos Açores.
Esta é uma erva anual e muito bonita, que de março de setembro alegra margens dos caminhos e terrenos incultos com as suas pequenas flores globosas de um amarelo brilhante.
Trifolium campestre prospera em regiões de clima temperado, não se dando tao bem em climas secos e quentes. É muitas vezes cultivado em pastagens devido ao seu valor nutricional e à sua capacidade em fixar o azoto nos solos. É também uma erva interessante para dar estrutura aos solos.
Esta planta apresenta caules que podem atingir de 2 a 50 cm de altura. Estes são bastante pilosos pelo menos na parte superior e são geralmente eretos ou ascendentes, algumas vezes procumbentes. Estes ramificam-se com frequência e tomam um aspeto compacto.
As folhas podem ser glabras ou apresentar pelos ou cílios e dispõem-se de forma alternada nos caules e são trifoliadas, com longos pecíolos e estipulas ovadas. 
Os folíolos são ovais ou obovados, sem pelos e ligeiramente dentados ao longo das margens com nervuras retas bem visiveis.
As inflorescências surgem na axila das folhas superiores e são constituídas por cerca de 15 a 40 flores imbricadas que formam racemos globosos. Nas flores individuais o cálice é branco e membranoso com os dentes superiores mais curtos do que os outros. As pétalas são 5. A pétala superior denominada estandarte tem uma superfície externa visivelmente estriada e posiciona-se de forma envolvente em relação às restantes pétalas.
As pétalas das flores são persistentes na maturação do fruto, tornando-se acastanhadas ou quase brancas.
Cada flor produz uma única vagem que inclui 1 ou 2 sementes lisas e amareladas.

Fotos: Zambujeira/Lourinhã



2 comentários:

  1. Magníficas fotografias dessas flores lindíssimas e invulgares.
    Beijinhos e feliz Páscoa.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Ailime, pela visita e pelo comentário. Votos de boa Páscoa.

    ResponderEliminar